É muito comum as pessoas confundirem lotes com terrenos, e pensarem que os dois tem a mesma definição. Mas será mesmo, que esses dois imóveis são a mesma coisa? O que diferencia um do outro? Primeiramente separamos dois tópicos para explicar onde fica as diferenças:
- Terreno: um grande pedaço de terra, urbano ou rural, destinado à construção de imóveis. Além dessa utilização, também podem ser realizadas a criação de animais e plantações – que são mais comuns em ambientes rurais.
- Lote: é a divisão do terreno em diversas partes que podem ser vendidas separadamente muito comum em condomínios residenciais.
O proprietário de um grande terreno pode optar por fazer um loteamento. Nesse caso, ele fará as divisões que normalmente são do mesmo tamanho e criará vários trechos de terra que são chamados de lotes. Ou seja, dentro de um mesmo terreno existem vários lotes possíveis.
É importante notar que o terreno é, originalmente, de um único dono. Porém, depois de feita a divisão em vários lotes, cada um dos compradores será dono do seu lote e poderá fazer a sua própria construção.
Portanto, mesmo estando relacionados, esses dois imóveis têm características distintas. O LOTE é a parte fracionada de um terreno inteiro, em condições de ser aproveitada, de imediato, para fins urbanos. Já o terreno sendo um pedaço de terra, pode ser vendido por inteiro ou em partes fracionadas, que são os lotes.
Sendo assim, vimos que os lotes oferecem uma infraestrutura básica, atendendo a todos os requisitos e conformidades exigidas pelas leis regionais e nacionais.
Quer um lote?
A Moura tem muitos empreendimentos no Ceará, acesse https://mouraonline.com/